
BIBLIOTECA
Livros que indicamos para ampliar ou aprofundar o seu conhecimento em estratégia e negócios.

▶ ENTENDENDO MICHAEL PORTER
É possivelmente a melhor obra de introdução aos conceitos criados por Michael Porter, que se tornaram alguns dos alicerces fundamentais do marketing estratégico como o conhecemos hoje.
A autora, que trabalhou com Michael Porter por alguns anos, aborda os pontos centrais de alguns dos principais livros de Porter, de forma prática e direta. O conteúdo é de fácil entendimento e aplicabilidade mesmo para os menos familiarizados com a obra do autor.
Uma leitura essencial para qualquer profissional que trabalhe com estratégia – especialmente aqueles da área de marketing. E para quem desejar se aprofundar ainda mais nesses conceitos, é recomendável ler também duas obras originais do autor, os livros Estratégia Competitiva e Vantagem Competitiva.

▶ EMPRESAS FEITAS PARA VENCER
Jim Collins, um conhecido e respeitado pesquisador, apresenta o resultado surpreendente de uma pesquisa de cinco anos, realizada junto a um grupo de 11 empresas de desempenho excepcional, dentre as 500 mais da revista Fortune.
O objetivo do estudo não era nada simples: descobrir o que faz uma empresa migrar de “boa” para “excelente”, alcançando um desempenho muito acima da média de mercado - e de forma sustentável.
O livro põe abaixo diversas crenças já estabelecidas no senso comum sobre os motivos para o sucesso das empresas. Além disso, é recheado de cases reais de mercado que tangibilizam a aplicação prática dos ensinamentos apresentados.
É uma obra reveladora, que vai mudar a sua visão sobre excelência empresarial. Uma leitura imprescindível também para quem deseja melhorar suas competências em gestão e liderança.

▶ A ARTE DA GUERRA
Originalmente escrito por Sun Tzu, um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, desde a década de 80 esse livro vem sendo aplicado a diversos campos, em especial na administração e planejamento estratégico de empresas. Muitas empresas japonesas inclusive exigem que os executivos leiam o livro, como parte do seu treinamento.
A obra é dividida em 13 capítulos, abordando os diferentes aspectos de uma guerra. Apesar de no mercado ser possível haver mais de um vencedor, como afirma Michael Porter, é inevitável traçar um paralelo entre um cenário de guerra e a competição de mercado. Em ambos há constantemente situações de conflito, e geralmente é possível vencer sem o embate direto.
São ensinamentos fundamentais para que qualquer estrategista seja mais bem sucedido em suas empreitadas.

▶ HACKING GROWTH
Você vai conhecer a fundo a metodologia que propiciou o crescimento exponencial e sustentável de diversas startups e também áreas de negócios de empresas já consolidadas, incluindo Dropbox, IBM, Airbnb, Microsoft, Facebook e muitas outras. Além de apresentar diversos cases, os autores demonstram como aplicar a metodologia, do início ao fim, de forma bastante detalhada.
Apesar de ser “apenas” uma dentre várias metodologias que visam o crescimento das empresas, a essência e a estrutura central de processos do growth hacking estão totalmente alinhadas com os objetivos, competências e atividades fundamentais do profissional de marketing.
É importante ressaltar que essa metodologia necessariamente se utiliza de tecnologia como parte do processo para alcançar o crescimento exponencial. Na medida em que a tendência é de que nos próximos anos as empresas ampliem o uso de tecnologia e a sua presença no meio digital - mesmo aquelas baseadas em produtos ou serviços off-line -, o growth hacking deve ganhar cada vez mais força no mercado.
Portanto, é essencial para qualquer profissional de marketing conhecer a fundo essa metodologia, e saber como tirar proveito dela no seu dia a dia.
Selecione abaixo seu objetivo principal para ver os livros que indicamos para ajudá-lo:
Como selecionamos os livros?

Cada livro indicado necessariamente atende a todos os seguintes critérios:

Deve abordar um tema de alta relevância para o desenvolvimento dos profissionais de marketing.

Deve ter sido lido, avaliado e aprovado pelo curador do Marketing NA REAL (Ricardo Pinto).

Deve ser referência de mercado, com autores renomados / de alta credibilidade.

Deve incluir cases reais de aplicação dos conhecimentos apresentados.

Deve apresentar um bom equilíbrio entre teoria e prática, com alto nível de aplicabilidade no dia a dia.