BIBLIOTECA    

Livros que indicamos para ampliar ou aprofundar o seu conhecimento em estratégia e negócios.

▶ ENTENDENDO MICHAEL PORTER

É possivelmente a melhor obra de introdução aos conceitos criados por Michael Porter, que se tornaram alguns dos alicerces fundamentais do marketing estratégico como o conhecemos hoje.

 

A autora, que trabalhou com Michael Porter por alguns anos, aborda os pontos centrais de alguns dos principais livros de Porter, de forma prática e direta. O conteúdo é de fácil entendimento e aplicabilidade mesmo para os menos familiarizados com a obra do autor.

 

Uma leitura essencial para qualquer profissional que trabalhe com estratégia – especialmente aqueles da área de marketing. E para quem desejar se aprofundar ainda mais nesses conceitos, é recomendável ler também duas obras originais do autor, os livros Estratégia Competitiva e Vantagem Competitiva.

▶ EMPRESAS FEITAS PARA VENCER

Jim Collins, um conhecido e respeitado pesquisador, apresenta o resultado surpreendente de uma pesquisa de cinco anos, realizada junto a um grupo de 11 empresas de desempenho excepcional, dentre as 500 mais da revista Fortune.

 

O objetivo do estudo não era nada simples: descobrir o que faz uma empresa migrar de “boa” para “excelente”, alcançando um desempenho muito acima da média de mercado - e de forma sustentável.

 

O livro põe abaixo diversas crenças já estabelecidas no senso comum sobre os motivos para o sucesso das empresas. Além disso, é recheado de cases reais de mercado que tangibilizam a aplicação prática dos ensinamentos apresentados.

 

É uma obra reveladora, que vai mudar a sua visão sobre excelência empresarial. Uma leitura imprescindível também para quem deseja melhorar suas competências em gestão e liderança.

▶ A ARTE DA GUERRA

Originalmente escrito por Sun Tzu, um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, desde a década de 80 esse livro vem sendo aplicado a diversos campos, em especial na administração e planejamento estratégico de empresas. Muitas empresas japonesas inclusive exigem que os executivos leiam o livro, como parte do seu treinamento.

 

A obra é dividida em 13 capítulos, abordando os diferentes aspectos de uma guerra. Apesar de no mercado ser possível haver mais de um vencedor, como afirma Michael Porter, é inevitável traçar um paralelo entre um cenário de guerra e a competição de mercado. Em ambos há constantemente situações de conflito, e geralmente é possível vencer sem o embate direto.

 

São ensinamentos fundamentais para que qualquer estrategista seja mais bem sucedido em suas empreitadas.

▶ HACKING GROWTH

Você vai conhecer a fundo a metodologia que propiciou o crescimento exponencial e sustentável de diversas startups e também áreas de negócios de empresas já consolidadas, incluindo Dropbox, IBM, Airbnb, Microsoft, Facebook e muitas outras. Além de apresentar diversos cases, os autores demonstram como aplicar a metodologia, do início ao fim, de forma bastante detalhada.

 

Apesar de ser “apenas” uma dentre várias metodologias que visam o crescimento das empresas, a essência e a estrutura central de processos do growth hacking estão totalmente alinhadas com os objetivos, competências e atividades fundamentais do profissional de marketing.

 

É importante ressaltar que essa metodologia necessariamente se utiliza de tecnologia como parte do processo para alcançar o crescimento exponencial. Na medida em que a tendência é de que nos próximos anos as empresas ampliem o uso de tecnologia e a sua presença no meio digital - mesmo aquelas baseadas em produtos ou serviços off-line -, o growth hacking deve ganhar cada vez mais força no mercado.

 

Portanto, é essencial para qualquer profissional de marketing conhecer a fundo essa metodologia, e saber como tirar proveito dela no seu dia a dia.

 

Para ser notificado sempre que houver indicações de novos livros, inscreva-se em nossa lista VIP. Fique ligado, pois essa lista será revisada e ampliada periodicamente!

Selecione abaixo seu objetivo principal para ver os livros que indicamos para ajudá-lo:
Como selecionamos os livros?

Cada livro indicado necessariamente atende a todos os seguintes critérios:

Deve abordar um tema de alta relevância para o desenvolvimento dos profissionais de marketing.

Deve ter sido lido, avaliado e aprovado pelo curador do Marketing NA REAL (Ricardo Pinto).

Deve ser referência de mercado, com autores renomados / de alta credibilidade.

Deve incluir cases reais de aplicação dos conhecimentos apresentados.

Deve apresentar um bom equilíbrio entre teoria e prática, com alto nível de aplicabilidade no dia a dia.

Receba por e-mail sua dose periódica de realidade e não perca nenhuma novidade!
Conecte-se comigo:
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • White LinkedIn Icon

© Marketing Na Real 2020 - CNPJ 33.242.998/0001-90 - Todos os direitos reservados.