BIBLIOTECA    

Livros que indicamos para desenvolver suas competências em gestão e liderança.

▶ O VERDADEIRO PODER

Neste livro, Vicente Falconi - um dos mais conhecidos e respeitados consultores em gestão no Brasil e no mundo -, apresenta algumas práticas em gestão capazes de mudar drasticamente os resultados das empresas.

Desde a formulação de metas até a gestão do conhecimento, o autor explica em detalhes um método gerencial de eficácia comprovada, e que pode ser aplicado aos mais diversos tipos de organizações.

Um livro que deveria ser leitura obrigatória por todos os funcionários de qualquer organização, porque demonstra de forma bastante pragmática a responsabilidade de cada membro da organização, e seu impacto no desempenho final da mesma.

É uma leitura essencial para os profissionais de marketing que desejam sair da sua zona de conforto e desenvolver uma visão holística do que deve ser feito para melhorar o desempenho da sua empresa.

▶ O GESTOR EFICAZ

Escrito por Peter Drucker, considerado o “pai” da administração moderna, o livro demonstra que eficácia é algo que pode ser aprendido e aprimorado, e serve como um guia de como se tornar um gestor eficaz.

 

Partindo da premissa de que todo e qualquer profissional que contribui individualmente para uma empresa é um gestor - e não necessariamente alguém que gerencia pessoas ou administra negócios -, o autor destrincha e se aprofunda em cada ponto crítico para a eficácia do gestor, com foco na autogestão, ou seja, em como melhorar o seu próprio desempenho como gestor.

 

Desde o planejamento de reuniões até a tomada de decisão, passando ainda por pontos como o gerenciamento do tempo, a priorização de atividades e o relacionamento com seus colegas de trabalho, este livro vai te ensinar como melhorar cada aspecto da sua autogestão, e assim se tornar um gestor mais eficaz.

 

É recomendável a leitura posterior do livro O Gestor Eficaz em Ação, que é um suplemento deste livro e funciona como um manual de avaliação e aplicação no seu dia a dia dos conceitos aprendidos na obra.

▶ O GESTOR EFICAZ EM AÇÃO

Este livro foi criado especificamente para auxiliar o leitor a aplicar os ensinamentos do livro O Gestor Eficaz.

 

Em um formato de agenda / manual hands-on, ele relembra os principais conceitos do livro supracitado e propõe questionamentos e ações para serem realizadas por você no seu dia a dia.

 

Apesar de não ser totalmente necessário, para maior aproveitamento do livro e aumentar a probabilidade de alcançar resultados melhores, recomenda-se a leitura prévia do livro O Gestor Eficaz.

▶ INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Tendo como base diversos estudos e pesquisas, neste livro o autor Daniel Goleman explica de forma bastante clara e aprofundada os motivos pelos quais reagimos da forma que reagimos diante das mais diversas situações que se apresentam em nossas vidas.

 

Você vai entender como o cérebro processa as emoções, e o que você pode fazer para administrá-las melhor no seu dia a dia, tanto na esfera profissional quanto pessoal. Ao desenvolver sua inteligência emocional, você aumenta significativamente a probabilidade de ser bem sucedido nos seus objetivos.

 

Para os profissionais de marketing, esse tipo de conhecimento é ainda mais valoroso, pois além de auxiliar em uma automelhoria, lança uma luz sobre os motivos pelos quais os consumidores reagem e se comportam de determinadas formas diante de determinados estímulos.

▶ O CÓDIGO DA LIDERANÇA

O livro apresenta 5 regras principais que todo profissional deveria seguir para ser um bom líder. É um modelo criado a partir de um amplo estudo de mercado conduzido pelos autores, com base em pesquisas e entrevistas com especialistas.

Cada regra se divide em “sub-regras”, que são acompanhadas de modelos e exemplos para que você consiga aplicar o aprendizado, de forma bastante prática, fazendo ainda um paralelo com diversos cases de mercado.

Mesmo que você hoje não lidere pessoas diretamente, todo profissional de marketing precisa desenvolver sua habilidade de liderança, pois isso o ajudará a se relacionar melhor com outras pessoas envolvidas em seus projetos.

▶ COMO CHEGAR AO SIM

Assim como a capacidade de liderar, a capacidade de NEGOCIAR é uma habilidade essencial ao profissional de marketing.

 

Em seus projetos de marketing, a todo o momento você estará negociando, seja na priorização e divisão de tarefas com seus colegas de equipe, na aprovação de orçamento junto ao seu chefe, na definição de prazos ou descontos junto ao fornecedor e até mesmo na tomada de decisão com base nos resultados do trabalho realizado. Aliás, seja na vida profissional ou pessoal, estamos constantemente negociando.

 

Esse livro vai te ajudar a dominar essa habilidade, através do método da negociação baseada em princípios, desenvolvido no Projeto de Negociação de Harvard. Um modelo comprovado e totalmente aplicável para você ser mais eficaz em suas negociações – e conseguir o que você quer!

 
 
 
 
Como selecionamos os livros?

Cada livro indicado necessariamente atende a todos os seguintes critérios:

Deve abordar um tema de alta relevância para o desenvolvimento dos profissionais de marketing.

Deve ter sido lido, avaliado e aprovado pelo curador do Marketing NA REAL (Ricardo Pinto).

Deve ser referência de mercado, com autores renomados / de alta credibilidade.

Deve incluir cases reais de aplicação dos conhecimentos apresentados.

Deve apresentar um bom equilíbrio entre teoria e prática, com alto nível de aplicabilidade no dia a dia.