NA REAL?    

A faculdade de marketing não prepara você para o mercado de trabalho.

Por ter sido sócio e diretor de marketing de uma consultoria de marketing estratégico e planejamento de comunicação ao longo de quase 12 anos, tive a oportunidade de conhecer, recrutar e gerenciar dezenas de jovens profissionais de marketing e de comunicação. Infelizmente apenas uma pequena parcela deles estavam próximos do perfil desejado. Em geral, apenas aqueles que corriam muito atrás de informações por conta própria estavam mais preparados para os desafios do marketing.

Resolvi então fazer algo a respeito, e criar um canal direto de comunicação com estudantes e jovens profissionais de marketing, para compartilhar todas as lições que eu aprendi nos meus 15 anos de estrada. Tudo que eu mesmo gostaria de saber quando estava começando minha carreira. Sem teorizações, sem academicismos, na prática, na real!

A minha missão é ajudar estudantes e jovens profissionais de marketing a crescer mais rápido e de forma mais assertiva em suas carreiras, através da transferência de conhecimento prático em marketing.

Será um enorme prazer e uma grande honra poder ajudá-lo a crescer de forma mais rápida e assertiva na sua carreira de marketing!

- Ricardo Pinto

Pílula vermelha
Quem é Ricardo Pinto?
mosaico-de-fotos-ricardo-pinto.jpg

Ricardo Pinto atua desde 2007 como consultor e gestor de projetos de marketing para empresas de diversos portes e setores. Entrou no mercado de comunicação e marketing
no ano 2000, e desde então já foi sócio de duas empresas, sendo uma delas especializada em consultoria de marketing estratégico, tendo planejado e implantado projetos para dezenas de empresas, incluindo nomes conhecidos como Peixe Urbano, Multiplan, Petrobrás e outras.


Cursou MBAs em Marketing e Gestão de Projetos na FGV-RJ, pós-graduação em Comunicação na PUC-RJ e bacharelado em Comunicação Visual pela mesma instituição. Iniciou sua carreira na área de criação de agências e empresas, incluindo algumas amplamente conhecidas à época, como o Jornal dos Sports, O Elefante Internet e o Grupo Estação de Cinema e Cultura.


Após algumas experiências profissionais, concluiu que poderia gerar mais resultado para as empresas se tivesse espaço para atuar mais ativamente no direcionamento estratégico dos projetos. Por isso em 2005 decidiu fundar sua primeira empresa, uma agência de comunicação estratégica. Dois anos depois, fundou junto com seu novo sócio uma segunda empresa, a IMMERSION Estratégia Aplicada, que em poucos anos se consolidou como uma respeitada consultoria de marketing estratégico do Rio de Janeiro.


Em 2017 decidiu sair de ambas as sociedades para desenvolver outros modelos de negócio no setor. Desde então, tem investido cada vez mais no sonho de ajudar jovens profissionais de marketing a atingirem resultados melhores, e assim contribuir também para o crescimento do setor no país. Como parte desta missão, mantém um blog e um canal no Youtube, onde publica gratuitamente conteúdos exclusivos para jovens profissionais do setor.